terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Polônia proíbe qualquer referência ao comunismo no espaço público

Polônia proíbe qualquer referência ao comunismo no espaço público

Autoridades têm 12 meses para mudar o nome das ruas, praças e pontes que evoquem pessoas, organizações, eventos ou datas que simbolizem o totalitarismo.

O presidente da Polônia, Andrzej Duda, aprovou, esta sexta-feira, uma lei que proíbe qualquer referência ao comunismo ou a outro regime totalitário nos nomes das ruas ou instalações de espaços públicos.
Com a entrada em vigor da nova lei sobre a “proibição da propagação do comunismo ou outro sistema totalitário nas ruas, edifícios e instalações de utilidade pública”, as autoridades têm 12 meses para mudar o nome das ruas, praças e pontes que evoquem pessoas, organizações, eventos ou datas que simbolizem o totalitarismo.
PUB
O texto da nova lei refere também que as referências ao regime vivido na Polônia entre 1944 e 1989, altura em que o país fazia parte do bloco soviético, também são proibidos.
Recorde-se que o conservador Andrzej Duda foi eleito, em abril do ano passado, pelo partido de direita e nacionalista Lei e Justiça, numa segunda volta das presidenciais.
“Aqueles que votaram em mim, votaram na mudança”, congratulou-se Andrzej Duda, na altura, no seu discurso de vitória em Varsóvia, onde apelou à “união e de que juntos podem reconstruir o país”.
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/andrzej-duda/polonia-proibe-qualquer-referencia-ao-comunismo-no-espaco-publico

Nenhum comentário:

Postar um comentário