domingo, 25 de fevereiro de 2018

FOI ASSIM QUE TUDO CONTINUOU, PÓS ESTRUTURAÇÃO DO CRIME NOS PORÕES DA "DITADURA".



FOI ASSIM QUE TUDO CONTINUOU, PÓS ESTRUTURAÇÃO DO CRIME NOS PORÕES DA "DITADURA". (PauloGeo)


O crime existe, em todas as modalidades, na História da Humanidade desde o princípio. Não afirmo, mas parece algo inerente a espécie. Quando digo crime não estou dizendo os que, pela sociedade em questão, são determinados que seja crime, não! Estou falando dos crimes por si mesmo: contra a vida, roubo, extorsão; uso, produção e distribuição de drogas cujo fim é o de fomentar a dependência química e criar mercado... A única alternativa que vejo é o da punição igual ou em maior severidade ao crime praticado. Cadeia não é para recuperar, não! Cadeia é pra punir. O criminoso tem que saber que será punido exemplarmente e cumprirá toda sua punição. Caso venha se recuperar, mediante seu procedimento e esforço, devem ser dados a ele os meios de reabilitação e reingresso, mas não a suavização da pena, esta É O PAGAMENTO DEVIDO por conta do seu crime e deve ser aplicada integralmente.
“Se o conflito isolado não está dando certo a quase 50 anos de guerra, não seria mais inteligente pensar outra forma de conter o poderio e o fortalecimento do tráfico?”.
Concordo plenamente que o combate isolado não é o suficiente, porém é totalmente necessário devido às proporções gigantescas que chegou. Temos que combater o crime/criminoso e, concomitante, criar condições que inibam (punição plena, rigorosa E certa) e dificultar as atividades criminosas (policiamento efetivo com investigação, apuração, elucidação do crime e identificação do criminoso). Punição do criminoso independente de sua posição social, e, aliás, com agravante devido a formação educacional, e, ou, status social. Estou pregando a punição como forma de solução para o crime? Não! Mas, com certeza, teremos menor número de pessoas dispostas ao crime e, em contrapartida, ter-se-á dado as vítimas uma resposta a altura.
“Acreditar que só policiamento, sem investimento de seguridade social (moradia digna, emprego pleno, saúde, educação...) o problema de segurança será resolvido é quase um devaneio.”
Realmente completo devaneio pensar na policia como solução para o crime. Polícia é para combater e inibir o crime e dar o mínimo de segurança à sociedade. É o serviço de segurança que impede o estabelecimento da Lei do Mais Forte, pelo menos é o que se espera. Com certeza, o acesso a moradia digna, emprego pleno, saúde, educação... É o que todos almejamos para uma sociedade mais igualitária, respeitando as diferenças individuais, cognitivas, habilidades..., lembrando que o melhor programa social é a garantia e segurança do emprego, mas, reafirmando, não são requisitos para solução do crime, haja vista os criminosos em todos os escalões sociais. Não acredito em solução definitiva para o crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário