"Podemos olhar para os salários baixos nas indústrias do século XIX e primeira metade do século XX e nos indignar pela exploração e maldade de seus proprietários e gerentes, se trata de uma explicação popular e que rende votos nos palanques políticos.
Para os empresários, administradores e contadores os salários são um custo considerável do produto, assim como a matéria prima. Para se produzir barato e conquistar mercados era preciso muitas vezes pagar salários próximos do nível da subsistência, isso não é algo que uma legislação trabalhista, ou mesmo greves, possam sempre resolver. Talvez os salários fossem mínimos porque havia pouco capital fixo e a produtividade fosse baixa."
(Carlos Teles de Paula)
"E o Ford viu outra coisa e criou o capitalismo de consumo."
(Chica Alves de Souza).
"Os operários da Ford eram os mais bem pagos do mundo."
(Carlos Teles de Paula).
"E assim eles compravam os carros que produziam... E criou outra filosofia que norteia sistema norte-americano a geração de valor
(Chica Alves de Souza).
"O surgimento das indústrias criou a saída da miséria quase que absoluta que imperava EM TODO O MUNDO, antes da revolução industrial. Sem recursos, nem tecnologia, uma safra perdida poderia significar a morte e o fim de uma vila inteira.
A indústria ofereceu, além dos seus produtos (antes inacessíveis à maioria das pessoas), uma garantia de renda constante e a liberdade de poder abandonar um sistema de trabalho análogo ao escravo no campo. As pessoas não foram expulsas do campo. Elas fugiram para as indústrias. Ao longo de toda a historia TODA a produção de riqueza era brutal. A escassez era a norma. Reis sofriam com a falta de alimentos que uma colheita perdida poderia produzir. A revolução industrial permitiu (AO LONGO DE SUA EVOLUÇÃO), a humanização deste processo, a melhoria das condições de trabalho, a distribuição de renda, o aumento da população em função da melhora das condições de vida de TODAS as classes. Isso não quer dizer que o trabalho realizado nas indústrias no início deste processo fosse fácil, mas foi um avanço extraordinário. (Katzutal Sertão)
===
https://t.me/PauloProfGeo/6342
Nenhum comentário:
Postar um comentário